terça-feira, 25 de novembro de 2008

Como os astronautas se alimentam no espaço?


Se, há aproximadamente cinquenta anos, você se perguntasse como os astronautas se alimentam no espaço, a resposta seria completamente diferente. Nas primeiras viagens espaciais, os astronautas usavam canudos para sugar os alimentos desidratados dos tubos. Hoje em dia, a maneira como eles se alimentam nos ônibus espaciais é muito parecida com a forma como se alimentam aqui na Terra.
Em um ambiente de baixa gravidade, se não forem presos correctamente, alimentos e bebidas ficam flutuando pelo espaço nave. Para evitar esse problema, os alimentos são cuidadosamente embalados e as bebidas, desidratadas e transformadas em pó. Antes de bebê-las, os astronautas adicionam água com a ajuda de um tubo especial.
Os alimentos são parcial ou completamente desidratados para evitar que se estraguem. As carnes são expostas à radiação antes de serem colocadas a bordo do ônibus, para que durem mais.
Assim como na Terra, os astronautas fazem três refeições por dia (além de lanches entre as refeições). As refeições são organizadas por ordem de consumo e são guardadas em bandejas presas por uma rede para que não fiquem flutuando. Na hora de se alimentar, os astronautas vão para a cozinha que fica na parte central do ônibus. Ali, eles adicionam água aos alimentos liberalizados e às bebidas desidratadas em uma estação de retratação que fornece água quente e fria. Eles aquecem os alimentos em um forno de convecção a ar forçado (mantido a uma temperatura de 70ºC, aproximadamente). Em geral, são necessários de 20 a 30 minutos para reidratar e aquecer os alimentos.
Os astronautas prendem os recipientes com os alimentos a uma bandeja que, por sua vez, fica presa à parede ou à cintura dos astronautas. Os astronautas cortam os pacotes de comida com uma tesoura e comem com faca, garfo e colher.
Cada ônibus leva comida suficiente para toda a viagem. Além disso, o sistema de alimentação Safe Haven oferece a cada astronauta comida suficiente para três semanas extras – com 2.000 calorias extras por dia – para casos de emergência. Normalmente, esses alimentos são desidratados para que possam durar mais.
Os astronautas podem até levar bastante comida, mas talvez eles não sintam muita fome. Sem gravidade, os aromas dos alimentos se dissipam antes mesmo de chegarem ao nariz. E quando você não consegue sentir o cheiro da comida, você também não consegue saboreá-la. Além disso, os líquidos tendem a se alojar na parte superior do corpo dos astronautas, entupindo seus narizes. O sal, a pimenta, o ketchup, a mostarda e a maionese podem ser usados para realçar o sabor dos alimentos embora os condimentos não tenham o mesmo gosto que têm na terra. O sal e a pimenta têm que ser suspensos em líquido para que suas partículas não sumam no ar.

3 comentários:

Vitor_B25 disse...

O que são ônibus espaciais?

Filipa Afonso! disse...

Gostei muito do vosso tema!
Sempre sonhei ir á lua e adoro ler coisas sobre astronautas e espaço!

Rui_D13 disse...

vitor:
Um ônibus espacial é um vaivém espacial.

Filipa:
obrigada pelo teu comentário.