terça-feira, 11 de novembro de 2008

O Sol

O sol é uma estrela, a mais próxima de nos. Se o pudesse-mos longe, assemelhar-se-ia a todos os pontos luminosos que ocupam o firmamento. Como todas as estrelas, o sol é uma gigantesca esfera de gás, cada vez mais comprimidos à medida que se vai descendo em direcção ao núcleo central, e é no próprio centro, à temperatura de 15 milhões de graus e à pressão de 300 mil milhões de atmosferas, que a fornalha solar queima, em cada segundo, 4,5milhões de toneladas de hidrogénio para o transformar em energia, numa reacção chamada fusão nuclear.
A energia libertada na fornalha termonuclear leva muito tempo a chegar á superfície e ser emitida, como luz visível, no espaço cósmico: mais de um milhão de anos.
A superfície do sol, chamada fotosfera, e muito diferente da terrestre: e formada por gases bastantes rarefeitos a uma temperatura de cerca de 6000 ºc . É aqui que se formam as manchas solares, aquelas zonas mais escuras e frias provocadas pelos campos magnéticos continuamente gerados pelos movimentos dos gases incandescentes. Os campos magnéticos são também responsáveis por outras espectaculares manifestações solares as: pertuberâncias, enormes línguas de fogo com uma altura que chega a atingir 1 milhão de quilómetros e que se formam na parte mais externa do solo, a coroa; os brilhos, verdadeiras tempestades magnéticas que se desencadeiam a cromosfera, a camada imediatamente acima da fotosfera e que pode ser considerada como a atmosfera do solo; estas tempestades aumentam a intensidade do vento solar, outras das manifestações solares, que consiste no fluxo de partículas com carga eléctrica que o solo imite continuamente e que provocam na terra, por exemplo, a aurora polar, mas também grandes perturbações nos sistemas de telecomunicações. O sol é uma estrela de meia-idade, felizmente muito instável, que continuara a brilhar, pelo menos, durante mais 5 mil milhões de anos.

4 comentários:

Liliana_C12 disse...

o vosso trabalho está muito interessante...
continuem assim.

Carlos_D3 disse...

obrigado!
esperemos que continues a visitar o nosso blog.

Rita_D2 disse...

o vosso trabalho e intereçante despertou muito o meu conhecimento. Mas sera que o sol ira izistir sempre?

Rui_D13 disse...

Rita:
o sol é uma estrela como as outras: nascem e morrem, mas o sol dura muito mais tempo do que as outras por isso ainda vai existir muito mais tempo.